Tipo de conteúdo
Impacto e eficácia clínica de soluções digitais em processos de saúde
2023-07-10
by Louise Wahlström
Big Data, Inteligência Artificial, aprendizado de máquina ou outras tecnologias emergentes estão a impulsionar uma onda de inovações em saúde nos últimos anos que colocam os cidadãos no centro de tudo e que, além disso, oferecem benefícios a pacientes, profissionais e administrações de saúde, permitindo uma abordagem abrangente de saúde, além do vínculo com os avanços tecnológicos. Mas qual é exatamente o impacto clínico e a eficácia das soluções digitais nos processos de saúde?
Para Raquel Yotti Álvarez, Secretária Geral de Pesquisa do Ministério da Ciência e Inovação do Governo da Espanha, “as soluções digitais são uma grande oportunidade transformadora e devem ser realizadas considerando as necessidades de pacientes e profissionais de saúde”. Isso apresentado no Congresso Health Revolution, realizado recentemente em Barcelona e promovido pela BHH (Barcelona Health Hub). Um evento que reuniu mais de 60 palestrantes internacionais e 1.500 congressistas e que se tornou o Congresso Internacional de Saúde Digital mais importante da Europa.
Além disso, Yotti Álvarez comentou que a tecnologia deveria ser implementada não apenas nos hospitais, mas em “todo o sistema” para responder às necessidades da sociedade e garantir “acesso igual à saúde” para todos os cidadãos, independentemente da idade. ou habilidades digitais. E quais são essas necessidades?
- Comunicação qualitativa
- Atendimento médico imediato
- Confidencialidade dos dados de saúde
- Acesso a dados médicos de maneira ágil e simples
Principais soluções digitais para responder a essas necessidades
Um dos aspectos mais valorizado pelo paciente é o serviço telefônico recebido, precisamente um dos principais problemas enfrentados pelo sistema de saúde, especialmente em épocas como o verão. “Temos reclamações e recebemos comentários de pacientes e parentes porque há um atraso nas consultas e é muito difícil de entrar em contato, tanto por telefone quanto eletronicamente, uma vez que estes são ainda mais atrasados do que as próprias consultas presenciais” , diz Jesús Abenza, Presidente da Sumfyc (Sociedade Murciana de Família e Medicina Comunitária).
Uma das soluções digitais que elimina com precisão esse problema é o software de gerenciamento que oferece a opção de redial com tempo predefinido, Aurora teleQ. Um sistema moderno que os centros de saúde optam por usar para eliminar as esperas telefonicas sem fim. Graças a isso, pacientes e profissionais podem aproveitar de cuidados médicos aprimorados, e oferecer uma experiência mais agradável e otimizada. Em suma, tudo exigido para alcançar uma comunicação qualitativa.
Sua operação é muito simples que não requer nenhuma habilidade técnica para iniciá-la. Simplesmente, o paciente liga para seu centro de saúde, Aurora teleQ recebe a chamada, pede seu número de telefone para poder proporcionar uma resposta ao paciente com horário predefinido e, nesse horário preciso, o agente retorna a chamada ao paciente conforme indicado pelo Aurora teleQ.
E além de beneficiar o utilizador, o paciente vai saber quando irá receber a chamada do centro de saúde, sem ter de organizar seu dia, como acontece especialmente com os idosos, esta ferramenta permite uma organização interna das funções diárias com mais eficiência. Razões médicas ou fatores sazonais, como datas específicas, como os meses de verão ou época do natal, influenciam diretamente os fluxos de trabalho. Ter esses dados possibilita planejar mudanças no trabalho dos professionais de saúde com antecedência e distribuir horários e funções de acordo com as necessidades.
Melhorar o ambiente de trabalho de todos os profissionais do setor e oferecer cuidados focados no bem-estar do paciente é um dos principais benefícios do uso da tecnologia. Dados valiosos como os oferecidos pela Aurora teleQ permitem uma avaliação muito mais rigorosa e precisa, ambos os cuidados prestados ao paciente e dos procedimentos que diferentes profissionais de saúde realizam no dia-a-dia.
Em seus mais recentes relatórios anuais, os Estados Membros da OMS incorporam planos de treinamento mais apropriados às inovações em saúde e aos desafios que surgem, e apontam a necessidade de fazer uso mais extenso da tecnologia aplicada à saúde. Para fazer isso, é necessária uma profunda transformação para facilitar as organizações, administrações, profissionais de saúde, pacientes e cidadãos para promover a mudança de paradigma necessária e melhorar a eficiência e a sustentabilidade do modelo atual.
Para conseguir isso, o escopo das soluções digitais, como a Aurora teleQ, oferece uma mudança de modelo que beneficia toda a sociedade e que, como o Especialista em Saúde Silvia Vigara garante, “facilita a transformação que estamos a experimentar. Passa de uma saúde reativa para uma proativa, que se concentra na previsão e prevenção e que busca ser capaz de antecipar para minimizar o impacto negativo na sociedade ”.
Tem dúvidas?
Se tiver uma pergunta geral, utilize o formulário à direita. Se a sua pergunta estiver relacionada com vendas, parceiros ou assistência, utilize este formulário